top of page

IMPORTANTE

O Site Meu Tauá foi criado no intuito de reunir informações, de cunho histórico e informativo, sobre o Município de Tauá. Por esta razão a sua contribuição é bem vinda. fotos antigas e atuais, videos, documentos ou fatos interresante sobre o Município podem ser enviados para o seguinte email: meutaua@gmail.comTodo material enviado terá seus devidos creditos. Criticas, sugestões e/ou retificações: meutaua@gmail.com

Fotos do Distrito de Carrapateiras

O distrito de Carrapateiras, criado em 1936, tem o solo propício para o plantio da mamona - daí a origem de seu nome. O referido distrito apresenta características especificas em relação a outras áreas do município de Tauá, pois além dos terrenos ondulados com áreas pedregosas, possui chapadas e baixios. A vegetação é pouco densa, predominando velame, jurema, aroeira, marmeleiro, catingueira, mufumbo, pereiro e xique-xique. Há uma área de intervenção do INCRA (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) para o parcelamento das terras, por isso há uma presença significativa de colonos, parceiros, parceleiros e pequenos proprietários; existem também grandes propriedades, onde os fazendeiros com o auxílio dos vaqueiros criam bois, cabras e ovelhas. Os colonos, parceleiros, parceiros e pequenos proprietários trabalham na plantação de milho, feijão, banana, uva, mandioca, arroz, cana e capim, que serve de alimentação para o gado. É neste distrito que estão situados o açude e Perímetro Irrigado Várzea do Boi. Nas áreas irrigadas, existem dificuldades na distribuição de água entre os colonos e, no período da seca, esta situação se agrava. Em Carrapateiras, foram encontradas pinturas rupestres feitas em pedras pelos primeiros habitantes de nossa região. Essas pinturas são considerados valiosos registro da presença de povos que lá viveram. Já estão georeferenciados os seguintes sítios arqueológicos localizados no Distrito: Vacarias, Alívio, Batalha, Torres, Maximiano, Castelo e Lagoa de Pedras.
FONTE: CAVALCANTE, A. P.; VERÍSSIMO, F. M. P. L.; OLIVEIRA, F. F. O imaginário popular e o porão de Batalha. Revista Novas Histórias, Tauá, CE, n. 1, p. 8-9, 2006.

Distrito de Carrapateiras

bottom of page