top of page

IMPORTANTE

O Site Meu Tauá foi criado no intuito de reunir informações, de cunho histórico e informativo, sobre o Município de Tauá. Por esta razão a sua contribuição é bem vinda. fotos antigas e atuais, videos, documentos ou fatos interresante sobre o Município podem ser enviados para o seguinte email: meutaua@gmail.comTodo material enviado terá seus devidos creditos. Criticas, sugestões e/ou retificações: meutaua@gmail.com

UMA FAZENDA DE TRANSFORMA EM CIDADE

Em uma portaria de 14 de dezembro de 1801, foi indicado pelo governador da capitania do Ceará, Bernardo Manuel de Vasconcelos, o ouvidor Gregório Jose da Silva Coutinho, para viajar até aquela localidade tendo como finalidade examinar, a possibilidade de sua elevação de povoado à vila.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Foram prestadas diversas homenagens à comitiva pela população e, em 03 de maio de 1802, Gregório Jose da Silva Coutinho, leu o discurso criando a Vila de São João do Príncipe, (nome dado em homenagem ao então príncipe regente Dom João VI), em frente ao cruzeiro da Igreja com as plateias formada pela elite e o povo em geral. Esta solenidade, foi descrita em ata e consta que “as mulheres dos fazendeiros e suas filhas, vestiam roupas elegantes e luxuosas vindas da Europa, usavam grandes pentes de ouro para prender os cabelos e se enfeitavam com belas joias, ornamentadas com predas preciosas”.


Em 17 de agosto de 1832, a Igreja Nossa Senhora do Rosário passou a subordinação à Paróquia de Crateús. Em 17 de agosto de 1852, sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade. A criação da comarca data de 1836, pela Lei Provincial no 52, de 25 de setembro. Comarca é uma divisão territorial representada pelo Poder Judiciário.


Em 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca Proclamou a República no nosso país. Em seus primeiros dias, procurou-se eliminar todos os traços do extinto regime monárquico.


Uma das consequências dessa nova ordem foi à mudança da designação da Vila para São João do Príncipe dos Inhamuns, em 02 de dezembro de 1889, pelo Decreto Estadual Nº 01 do Tenente Coronel Luís Antonio Ferraz.


Esse nome veio a ser substituído pela Lei nº 485 de 14 de março de 1898 do Dr. Antonio Pinto Nogueira Acioli restabelece o antigo nome “Vila de Tauá”.


Pela Lei Estadual nº 2677 de 02 de agosto de 1929, a vila foi transformada em município na administração de Dr. Manuel do Nascimento Fernandes Távora, primeiro interventor federal no Ceará. Em 1933, a divisão administrativa fixou para o município os distritos de Tauá, Flores, Cococi, Arneiroz, Barra Nova, Santa Catarina, Marrecas e São Pedro da Cachoeirinha, exceto Marruás, distrito enquadrado neste mesmo ano no município de Maria Pereira, atual Mombaça. Marruás só foi incluído em Tauá no ano seguinte.


Em 1937, o município foi acrescido do distrito de Santo Antônio das Carrapateiras, enquanto o de Santa Catarina se transferiu para Saboeiro. Na divisão territorial seguinte, em 30 de dezembro de 1943, o município conservou os distritos, tendo apenas alterados alguns de seus nomes: Nova Cruz, Cachoeirinha e Flores passaram a se chamar Inhamuns, Parambu e Trici.


Em 15 de setembro de 1956, o então governador Paulo Sarasate desmembrou do município de Tauá os distritos de Parambu e Cococi, criando uma nova unidade municipal com sede em Parambu. No ano seguinte, foi a vez do distrito de Arneiroz ser elevado à categoria de município.

 

Em divisão territorial datada de 1995 o município é constituído de 7 distritos além da Sede Distrital: Barra Nova, Carrapateiras, Inhamuns, Marrecas, Marruás, Santa Teresa e Trici. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014. 

Em 17 de outubro de 1762 foi erguida uma Capela em honra de Nossa Senhora do Rosário, nas terras estas doadas (exatamente seiscentas braças de terras) pelo Sargento-Mor José Rodrigues Matos, o mesmo foi responsável pela construção da Capela, e ao redor foram construídas residências, prédios para oficinas de ouvires, tendas de ferreiros, vendas e tabernas onde funcionava o comércio. A fazenda foi crescendo até mais tarde se tomar um povoado.

Gravura da Igreja Nossa Senhora do Rosário

Pintura à Oleo do momento da elevação de povoado a vila.

bottom of page