top of page

IMPORTANTE

O Site Meu Tauá foi criado no intuito de reunir informações, de cunho histórico e informativo, sobre o Município de Tauá. Por esta razão a sua contribuição é bem vinda. fotos antigas e atuais, videos, documentos ou fatos interresante sobre o Município podem ser enviados para o seguinte email: meutaua@gmail.comTodo material enviado terá seus devidos creditos. Criticas, sugestões e/ou retificações: meutaua@gmail.com

DISPUTA ENTRE  FAMÍLIAS: NASCIMENTO DE UM POVOADO
Lourenço de Castro e filhas

Em 1708, uma sesmaria contendo uma légua (7 km) de frente por três (20 km) de fundo situada na ribeira do rio Jucá, foi concedida a Lourenço Alves Feitosa, a seu irmão Francisco Alves Feitosa, e outros, para o estabelecimento de uma fazenda.


As sesmarias eram terras dadas pelos reis de Portugal para quem quisesse cultivá-las. Dez anos mais tarde, o capitão Luís Coelho Vital foi chamado para conquistar e povoar uma larga e extensa faixa de terra dentro daquela sesmaria, nos famosos Sertões dos Inhamuns.


Anos mais tarde, precisamente em 13 de março de 1724, Lourenço Alves Feitosa recebeu do atual dirigente da Capitania do Ceará Grande, Manuel François, mais três léguas de terras situadas nos caminhos dos Inhamuns. Nessa mesma época, eram concedidas diversas sesmarias, entre elas uma situada nas margens do rio Jaguaribe para o capitão Geraldo Monte, que se tornou inimigo de Lourenço Alves Feitosa, pela proximidade entre suas terras.

Durante muitos anos ocorreu uma terrível luta entre Monte e Feitosa, com a participação de diversas localidades, cujos nomes servem de exemplo para aquela fase: Riacho do Sangue, Trincheiras, Cruzes, Tropas, Emboscada. Após essa luta, diversas outras também aconteceram e foram importantes para a formação da sociedade local. Podemos citar os confrontos entre os Araújos e Macieis, os Viriatos e Calangos e os Cunhas e Patacas. Após essas lutas, o povoado de Tauá (termo para barro amarelo) surgiu como um pacato lugarejo.

Lourenço de Castro e filhas

PARA SABER MAIS

O Filme ABRIL DESPEDAÇADO (Link para assistir no YouTube) lançado em 2002, retrata de forma real como se dava as contendas entre as família no desértica sertão brasileiro onde Tonho (Rodrigo Santoro) vive uma grande dúvida, pois ao mesmo tempo que é impelido por seu pai (José Dumont) para vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival, sabe que caso se vingue será perseguido e terá pouco tempo de vida. Angustiado pela perspectiva da morte, Tonho passa então a questionar a lógica da violência e da tradição.

ABRIL DESPEDAÇADO (2002) - Violência e Tradição

bottom of page