top of page

IMPORTANTE

O Site Meu Tauá foi criado no intuito de reunir informações, de cunho histórico e informativo, sobre o Município de Tauá. Por esta razão a sua contribuição é bem vinda. fotos antigas e atuais, videos, documentos ou fatos interresante sobre o Município podem ser enviados para o seguinte email: meutaua@gmail.comTodo material enviado terá seus devidos creditos. Criticas, sugestões e/ou retificações: meutaua@gmail.com

Pedro Pedrosa de Castro Castelo (Castro Castelo)

Tauá-CE, em 27 de outubro de 1932
Fortaleza-CE, 02 de fevereiro de 2014 (81 anos)
Filho de José Fernandes Castelo e de Ana Pedrosa Castelo

Agropecuarista e político por vocação,

o lendário FUSCÃO PRETO.

O ADEUS

"SEU CASTRO", faleceu na noite de 02 de fevereiro de 2014, no Hospital Geral de Fortaleza, onde estava internado há vários dias. O corpo do Ex-Prefeito foi velado na Câmara Municipal de Tauá, após missa de corpo presente, com uma multidão acompanhando o cortejo fúnebre. O sepultamento aconteceu no dia 03 de fevereiro no cemitério São Judas Tadeu.
 
Centenas de lideranças do município, de várias cidades vizinhas, familiares e amigos residentes na capital se deslocaram a Tauá para o adeus a Castro Castelo. 

 

FOTOS:
Exposição Agropecuária (1967)

Exposição Agropecuária (1967)

Cartaz para Campanha de Dep. Estadua

Cartaz para Campanha de Dep. Estadua

Adesivo de Campanha

Adesivo de Campanha

Sempre com um sorriso

Sempre com um sorriso

Castro Castelo

Castro Castelo

Castro Castelo

Castro Castelo

Com seu neto, Castro Neto

Com seu neto, Castro Neto

Com o genro, Ver. Carlos Régis

Com o genro, Ver. Carlos Régis

Com seus animais

Com seus animais

Castro Castelo em sua fazenda

Castro Castelo em sua fazenda

Clique no BOTÃO ao lado e escute a música que marcou a vida do "Seu Castro".

Nascido no distrito de Carrapateiras, Castro Castelo foi vereador de Tauá pela primeira na legislatura de 1963-1966.

 
Entre os anos de 1971-1972, ocupou o cargo de Vice-prefeito na gestão do Prefeito Dr. Alberto Feitosa Lima.
 
Na eleição seguinte, foi novamente eleito vereador no período entre 1977-1982, e tornou-se Presidente da Câmara Municipal de Tauá biênio 1981-1982.
 
Nas eleições municipais seguintes, em 1982, houve o lançamento de três candidaturas ao Executivo, no qual cada grupo político apresentou um candidato.
 
Em 1982, apoiado pelo então Deputado Estadual Júlio Rêgo, Castro Castelo, foi eleito prefeito, conseguindo 50% dos votos válidos (9.530), enquanto Domingos Gomes Aguiar obteve 44,57% (8.499 votos) e Teobaldo Cidrão 5,43% (1.036 votos).
 
Já em 1992, ele voltou a disputar a Prefeitura de Tauá numa composição com o grupo liderado pelo Dep. Antônio Câmara, concorrendo com o advogado Agildo Pereira Nogueira e o Médico João da Luz. Essa disputa foi favorável a Castro Castelo, que conseguiu 42,59% dos votos válidos (10.852 votos), enquanto Agildo Pereira apresentou um percentual de 40,22% (10.248 votos) e João da Luz 17,19% (4.381 votos). Cabe destacar que Castro Castelo enfrentou durante sua gestão (1993-1996) a oposição dos vereadores ligados ao grupo de Júlio Rêgo. Seu Castro não conseguiu cumprir seu mandato devido ter sido afastado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. O Vice-prefeito Marco Aurélio assumiu o cargo. A gestão de Castro Castelo, sempre teve a tônica assistêcialista, por este fato era adorado pelos mais humildes.
 
O ex-prefeito Castro Castelo ainda carrega em seu currículo, uma candidatura a Deputado Estadual mas sem sucesso. Em 1996, lançou uma candidatura independente numa disputa com os grupos políticos tradicionais de Tauá, que tinham a frente os deputados, Domingos Filho e Idemar Citó. Seu candidato foi o ex-vereador Francisco Cidrão Bezerra, o Chico Branco, que ficou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de Tauá. Naquela ocasião, o médico Dr. João da Luz foi eleito Prefeito, vencendo a candidata Dra. Patrícia Aguiar.
 
Seu Castro continuou participando das campanhas políticas em Tauá e por último, em 2012, trabalhou pela eleição de seu genro Cláudio Régis, na disputa por uma cadeira de vereador e apoiou à candidatura da ex-prefeita Patrícia Aguiar.
 
AGROPECUARISTA DE RENOME
Além da política, outra paixão de Castro Castelo, era a agropecuária.
 
Proprietário de várias fazendas no Distrito de Carrapateiras, ele se notabilizou na criação de caprinos da raça Anglo-nubiano, mas explorava também a ovinocaprinocultura e bovinocultura.
 
Pela qualidade dos animais que possuía, ele tornou-se uma referência em criação em toda a Região dos Inhamuns.
 
FAMÍLIA TRADICIONAL
Foi casado com Maria Luiza Uchôa Castelo, com quem teve cinco filhos, teve ainda dois filhos de um segundo relacionamento com a senhora Toínha, perfazendo sete filhos. Entre os seus genros, um é o vereador Cláudio Régis, e ainda o vereador Marco Aurélio Aguiar (que já fora vice-prefeito e prefeito), que casou com uma de suas netas.
 
Descendente das mais tradicionais famílias de Tauá e de Mombaça.
 
FUSCÃO PRETO
“Seu Castro ou Fuscão Preto”, como era chamado pelos familiares e eleitores devido ao seu inigualável carisma. Era do tipo super-popular, de participar com as pessoas mais simples do que tivesse pela frente. "Fuscão Preto" marcou a vida de Castro Castelo, foi usada na Campanha para prefeito de 1992.

Apoio:

bottom of page