top of page

IMPORTANTE
O Site Meu Tauá foi criado no intuito de reunir informações, de cunho histórico e informativo, sobre o Município de Tauá. Por esta razão a sua contribuição é bem vinda. fotos antigas e atuais, videos, documentos ou fatos interresante sobre o Município podem ser enviados para o seguinte email: meutaua@gmail.com. Todo material enviado terá seus devidos creditos. Criticas, sugestões e/ou retificações: meutaua@gmail.com

Pedro Pedrosa de Castro Castelo (Castro Castelo)
Tauá-CE, em 27 de outubro de 1932
Fortaleza-CE, 02 de fevereiro de 2014 (81 anos)
Filho de José Fernandes Castelo e de Ana Pedrosa Castelo
Agropecuarista e político por vocação,
o lendário FUSCÃO PRETO.
O ADEUS
"SEU CASTRO", faleceu na noite de 02 de fevereiro de 2014, no Hospital Geral de Fortaleza, onde estava internado há vários dias. O corpo do Ex-Prefeito foi velado na Câmara Municipal de Tauá, após missa de corpo presente, com uma multidão acompanhando o cortejo fúnebre. O sepultamento aconteceu no dia 03 de fevereiro no cemitério São Judas Tadeu.
Centenas de lideranças do município, de várias cidades vizinhas, familiares e amigos residentes na capital se deslocaram a Tauá para o adeus a Castro Castelo.
FOTOS:
![]() Exposição Agropecuária (1967) | ![]() Cartaz para Campanha de Dep. Estadua | ![]() Adesivo de Campanha |
---|---|---|
![]() Sempre com um sorriso | ![]() Castro Castelo | ![]() Castro Castelo |
![]() Com seu neto, Castro Neto | ![]() Com o genro, Ver. Carlos Régis | ![]() Com seus animais |
![]() Castro Castelo em sua fazenda |

Clique no BOTÃO ao lado e escute a música que marcou a vida do "Seu Castro".
Nascido no distrito de Carrapateiras, Castro Castelo foi vereador de Tauá pela primeira na legislatura de 1963-1966.
Entre os anos de 1971-1972, ocupou o cargo de Vice-prefeito na gestão do Prefeito Dr. Alberto Feitosa Lima.
Na eleição seguinte, foi novamente eleito vereador no período entre 1977-1982, e tornou-se Presidente da Câmara Municipal de Tauá biênio 1981-1982.
Nas eleições municipais seguintes, em 1982, houve o lançamento de três candidaturas ao Executivo, no qual cada grupo político apresentou um candidato.
Em 1982, apoiado pelo então Deputado Estadual Júlio Rêgo, Castro Castelo, foi eleito prefeito, conseguindo 50% dos votos válidos (9.530), enquanto Domingos Gomes Aguiar obteve 44,57% (8.499 votos) e Teobaldo Cidrão 5,43% (1.036 votos).
Já em 1992, ele voltou a disputar a Prefeitura de Tauá numa composição com o grupo liderado pelo Dep. Antônio Câmara, concorrendo com o advogado Agildo Pereira Nogueira e o Médico João da Luz. Essa disputa foi favorável a Castro Castelo, que conseguiu 42,59% dos votos válidos (10.852 votos), enquanto Agildo Pereira apresentou um percentual de 40,22% (10.248 votos) e João da Luz 17,19% (4.381 votos). Cabe destacar que Castro Castelo enfrentou durante sua gestão (1993-1996) a oposição dos vereadores ligados ao grupo de Júlio Rêgo. Seu Castro não conseguiu cumprir seu mandato devido ter sido afastado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. O Vice-prefeito Marco Aurélio assumiu o cargo. A gestão de Castro Castelo, sempre teve a tônica assistêcialista, por este fato era adorado pelos mais humildes.
O ex-prefeito Castro Castelo ainda carrega em seu currículo, uma candidatura a Deputado Estadual mas sem sucesso. Em 1996, lançou uma candidatura independente numa disputa com os grupos políticos tradicionais de Tauá, que tinham a frente os deputados, Domingos Filho e Idemar Citó. Seu candidato foi o ex-vereador Francisco Cidrão Bezerra, o Chico Branco, que ficou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de Tauá. Naquela ocasião, o médico Dr. João da Luz foi eleito Prefeito, vencendo a candidata Dra. Patrícia Aguiar.
Seu Castro continuou participando das campanhas políticas em Tauá e por último, em 2012, trabalhou pela eleição de seu genro Cláudio Régis, na disputa por uma cadeira de vereador e apoiou à candidatura da ex-prefeita Patrícia Aguiar.
AGROPECUARISTA DE RENOME
Além da política, outra paixão de Castro Castelo, era a agropecuária.
Proprietário de várias fazendas no Distrito de Carrapateiras, ele se notabilizou na criação de caprinos da raça Anglo-nubiano, mas explorava também a ovinocaprinocultura e bovinocultura.
Pela qualidade dos animais que possuía, ele tornou-se uma referência em criação em toda a Região dos Inhamuns.
FAMÍLIA TRADICIONAL
Foi casado com Maria Luiza Uchôa Castelo, com quem teve cinco filhos, teve ainda dois filhos de um segundo relacionamento com a senhora Toínha, perfazendo sete filhos. Entre os seus genros, um é o vereador Cláudio Régis, e ainda o vereador Marco Aurélio Aguiar (que já fora vice-prefeito e prefeito), que casou com uma de suas netas.
Descendente das mais tradicionais famílias de Tauá e de Mombaça.
FUSCÃO PRETO
“Seu Castro ou Fuscão Preto”, como era chamado pelos familiares e eleitores devido ao seu inigualável carisma. Era do tipo super-popular, de participar com as pessoas mais simples do que tivesse pela frente. "Fuscão Preto" marcou a vida de Castro Castelo, foi usada na Campanha para prefeito de 1992.
bottom of page